quarta-feira, 11 de março de 2009

4 passos para se inserir no mercado

Digamos que você usou a metodologia OPS para identificar oportunidades e conseguiu criar um produto com atributos CUS. Falta agora descobrir o mais importante, como colocar a sua "coisa" no mercado.

Para realizar essa mágica de fazer as pessoas comprarem sua "coisa", recomendamos 4 passos.

Analise o mercado da sua "coisa"
Para analisar um mercado, você tem basicamente 2 opções.
  • Pesquisa de gabinete: Procurar dados lendo notícias, relatórios técnicos, estatísticas do governo, dados de associações comerciais etc. Em geral, caso você seja pequeno, esses dados servirão mais para te dar uma idéia geral do que alguma garantia sobre sua "coisa".
  • Pesquisa de campo: Perguntar ao seu possível cliente o que ele usa atualmente para resolver o problema que você resolverá, o que ele precisa e quanto ele pagaria pela sua "coisa". Para a maioria dos empreendedores, os dados mais importantes vem da boca do próprio cliente.
Você não precisa de um mercado potencial de 1 bilhão de pessoas. Para começar, o mercado ideal é aquele que é um pouco maior do o que você consegue atender. Quando você crescer, aí sim você precisa de mercados maiores. Se você está vendendo bem, provavelmente é um sinal de que mais pessoas do que você tinha imaginado vão acabar comprando sua "coisa" e você não precisa mais se preocupar em ter certeza de que existe mercado.

Faça as pessoas ouvirem falar de você
Digamos que sua "coisa" tem um mercado potencial enorme. Se o seu mercado enorme não lhe conhecer, nada adianta.
Tenha uma estratégia para divulgar sua "coisa". Algumas opções são: internet (sim, estamos nos divulgando nesse momento), telefone, panfletos, TV e rádio. Descubra qual a forma de mídia que seus possíveis clientes usam e utilize-a com o menor custo possível.

Tenha entusiastas
Caso sua ideia seja realmente boa, provavelmente você terá pessoas que amam sua "coisa" e farão o que puderem para ajudar a divulgá-la. Esses entusiastas podem ser: clientes felizes, amigos, empresas parceiras, referências na área que você atua etc. Ame os seus entusiastas e eles o ajudarão a "espalhar a palavra" melhor do que ninguém.

Saiba distribuir a sua "coisa"
Imagine que há uma multidão de clientes desesperados para comprar a sua "coisa "mas que não sabe como encontrá-la. Não é o que você quer né?
Normalmente você precisa do cliente mais do que ele precisa de você, não dificulte a vida dele. Antes de lançar sua "coisa" pense bem em como distribuí-la aos seus clientes. Algumas formas de distribuição: internet, correio, lojas de varejo, distribuição direta, equipe de vendedores etc.

Essas são as dicas Empreendemia do que temos feito para entrar no mercado. E vocês, o que tem feito?

Abraços,
Millor Machado (a favor de "coisas" entrando no mercado)


Postado em:www.saiadolugar.com.br

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