terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Ops, será que a minha ideia vale a pena?

Para uma idéia ter um bom potencial de negócio é muito simples, você precisa saber se existem pessoas dispostas a pagar pelo seu produto/serviço em quantidade suficiente para você ter lucro. Porém, para não ser simplista, vou descrever um pouco melhor as etapas necessárias para avaliar se uma idéia é realmente uma oportunidade ou um dos planos "infalíveis" do Cebolinha.

Em livros de administração, provavelmente você encontrará algo sobre a análise dos 3 Ms:
  1. Demanda de mercado (Market Demand): Avaliar se o produto/serviço proposto é algo que realmente as pessoas queiram.
  2. Tamanho e estrutura do mercado (Market size&structure): Conferir se existe um bom número de clientes em potencial e se na hora de entrar no mercado a briga será com empresas menores ou com monstros que já dominam o mercado e te atropelarão facilmente.
  3. Análise de margem (Margin analysis): Nessa etapa o importante é saber se a sua "coisa" pode ser produzida com um custo baixo o suficiente pra você ter lucro com as vendas.
Pra variar, nós concordamos com esse conceito, mas achamos que na prática ele não responde tão bem a pergunta "Será que a minha idéia vale a pena?".
Para resolver esse problema, apresentamos a versão Empreendemia dos 3 passos para avaliar uma idéia de negócios. Chamamos essa de metodologia OPS (não, não é o da Britney Spears).
  1. Observe: Imagine oportunidades de negócios como ondas de rádio. Elas estão aí, mas é necessária uma ação (ligar o rádio) para ouvir a música. No caso do empreendedor, ele precisa sempre conversar com as pessoas e ler notícias para ver o que as pessoas querem. Criar algo revolucionário mas que ninguém queira comprar é simplesmente inútil.
  2. Pesquise: Para confirmar se realmente existe a demanda pelo seu produto/serviço só existe uma saída, pergunte para seus possíveis clientes! Pedir dicas e sugestões da sua avó não vale, converse com pessoas que não tem a obrigação de gostar de você e veja se eles estão dispostos a te pagar pelo que você está oferencendo.
  3. Saia do lugar: O risco sempre existiu e sempre existirá na hora de abrir uma empresa, aceite isso ou desista de ser empreendedor. Como diria o Padre Quevedo, uma idéia perfeita é algo que "non ecsiste". Não espere um toque de genialidade, se você tem alguma coisa já é melhor do que nada. Saia do lugar!
Agora fica a pergunta: "E você, o que tem feito para tirar suas idéias do papel?"

Abraços,
Millor Machado (observando, pesquisando e saindo do lugar)

Postado em: www.saiadolugar.com.br

Um comentário:

  1. Olá Millor e Luiz:

    Tenho acompanhado as postagens e apreciando muito do modo como vocês escrevem sobre o tema. É um estilo jovem e inteligente, que passa perfeitamente o recado. Parabéns pela capacidade de síntese. Suas perguntas incitam ao questionamento e a vontade de colocar em prática.
    Abraços,
    Débora

    ResponderExcluir