Em livros de administração, provavelmente você encontrará algo sobre a análise dos 3 Ms:
- Demanda de mercado (Market Demand): Avaliar se o produto/serviço proposto é algo que realmente as pessoas queiram.
- Tamanho e estrutura do mercado (Market size&structure): Conferir se existe um bom número de clientes em potencial e se na hora de entrar no mercado a briga será com empresas menores ou com monstros que já dominam o mercado e te atropelarão facilmente.
- Análise de margem (Margin analysis): Nessa etapa o importante é saber se a sua "coisa" pode ser produzida com um custo baixo o suficiente pra você ter lucro com as vendas.
Para resolver esse problema, apresentamos a versão Empreendemia dos 3 passos para avaliar uma idéia de negócios. Chamamos essa de metodologia OPS (não, não é o da Britney Spears).
- Observe: Imagine oportunidades de negócios como ondas de rádio. Elas estão aí, mas é necessária uma ação (ligar o rádio) para ouvir a música. No caso do empreendedor, ele precisa sempre conversar com as pessoas e ler notícias para ver o que as pessoas querem. Criar algo revolucionário mas que ninguém queira comprar é simplesmente inútil.
- Pesquise: Para confirmar se realmente existe a demanda pelo seu produto/serviço só existe uma saída, pergunte para seus possíveis clientes! Pedir dicas e sugestões da sua avó não vale, converse com pessoas que não tem a obrigação de gostar de você e veja se eles estão dispostos a te pagar pelo que você está oferencendo.
- Saia do lugar: O risco sempre existiu e sempre existirá na hora de abrir uma empresa, aceite isso ou desista de ser empreendedor. Como diria o Padre Quevedo, uma idéia perfeita é algo que "non ecsiste". Não espere um toque de genialidade, se você tem alguma coisa já é melhor do que nada. Saia do lugar!
Abraços,
Millor Machado (observando, pesquisando e saindo do lugar)
Postado em: www.saiadolugar.com.br
Olá Millor e Luiz:
ResponderExcluirTenho acompanhado as postagens e apreciando muito do modo como vocês escrevem sobre o tema. É um estilo jovem e inteligente, que passa perfeitamente o recado. Parabéns pela capacidade de síntese. Suas perguntas incitam ao questionamento e a vontade de colocar em prática.
Abraços,
Débora