quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Batalha contra a enrolação (parte 2): Empreendemia em ação

Então... O empreendedorismo brasileiro é enrolado e já falei isso algumas vezes. Mas como mudar esse cenário? É possível?
Não posso responder com certeza se é possível, mas é como pretendemos mudar o mundo por aqui: facilitando a vida do empreendedor brasileiro.
Isso não significa que conseguiremos isenção de impostos pra MPE's (Micro e Pequenas Empresas) ou faremos algum tipo de mágica - a Empreendemia atuará sobre dois pontos:
  1. Orientação de empreendedores;
  2. Criação de uma comunidade online.
Orientação a empreendedores
Gestão.
Como disse o Sebrae, falta de planejamento e conhecimento de gestão estão entre as principais causas de mortalidade de empresas.

Nossa proposta não é, então, transformar todos os empreendedores em super-gestores, mas sim fazer com que a gestão do negócio não seja um fardo ou algo complicado ao se empreender: desmistificar o conhecimento de gestão.

Nossas ferramentas:
  • Fornecer conceitos sobre gestão organizados por áreas e com uma linguagem extremamente direta e simples;
  • "Pergunte ao especialista" - espaço para o empreendedor fazer perguntas específicas sobre a administração do seu negócio a um especialista.

Comunidade online
Creio que a maioria de vocês já tenha ouvido falar sobre redes sociais (orkut, facebook e myspace, entre outros). Mas alguém aqui conhece uma comunidade de internet com foco exclusivo em empreendedorismo? Em breve conhecerão a Empreendemia!

A comunidade facilitará interação entre empreendedores: uma oportunidade para trocar ideias e gerar negócios.
Além de empreendedores, investidores também farão parte, o que torna possível diálogos para criação ou expansão de negócios de uma forma muito mais fácil.

Conclusão
E vocês, o que acham disso? Concordam que o empreendedorismo brasileiro é enrolado e pouco prático? O que esperam de uma comunidade online de empreendedores?

Deixem seus comentários, sugestões e críticas. Nós ficaremos felizes em responder e discutir mais a fundo.

Luiz Piovesana (lutando contra a enrolação)

Postado em: www.saiadolugar.com.br

4 comentários:

  1. Luiz,

    O empreendedorismo no Brasil tem sim diversas barreiras, mas é impressionante como alguns negócios tão interessantes surgem por aqui.

    Temos desde um ambiente jurídico/burocrático extremamente complexo, até a falta de incentivos para que as 'nascentes' consigam superar a primeira curva de aprendizado.

    Mais do que discutir o pq o empreendedorismo é "enrolado", espero que vocês consigam trazer um desenvolvimento real ao cenário como um todo.

    Pelo que entendi, vocês ofertarão orientação e networking, certo? É isso que falta? Ser mais objetivo e simples de entender?

    Quero muito ver o desenvolver desta iniciativa!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Luiz,

    Em primeiro lugar gostaria de agradecer pelo link ao nosso blog, o Super Empreendedores.

    Em segundo lugar, gostaria de sugerir a minha comunidade de empreendedorismo, para ser um "tubo de ensaio" quanto a esta iniciativa. Não sei se vocês já conhecem, mas a comunidade também se chama Super Empreendedores, só que tem o .com.br no final. Assim: www.superempreendedores.com.br

    Um é o blog e a outra a comunidade. Se quiserem mais informações, entrem em contato comigo. Podemos unir forças nessa empreitada ;-)

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi Luiz,
    Concordo com você sobre a enrolação, principalmente burocrática! Sobre a comunidade online, assim como o Sergio comentou acima, acredito que você pode buscar outras pessoas que estão com idéias semelhantes, para fazer uma ação conjunta. Conheço a ABEI - Associação Brasileira de Empresas Incubadas (http://empresasincubadas.ning.com/) que também foi criada com o intuito de promover o network e a troca de experiências entre empreendedores incubados. Ela foi criada pelo Leandro Morais de Itajubá, MG, um dos sócios da B2ml (http://www.b2ml.com.br/b2ml/Pagina.do). Mas para ficar mais perto de vocês, eles estão ampliando os negócios e possuem um sócio trabalhando em Campinas. Acho interessante vocês trocarem uma idéia!
    Att,
    Natália

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal,
    Legal ver comentários rolando aqui!
    Vamos ponto por ponto...

    Guilherme,
    Também gostamos de ver os casos de sucesso de empreendedores brasileiros, mas são infelizmente a minoria.
    Orientação e networking não resolverão a vida de todos, mas sim de alguns - esses são nosso foco.
    É essa a parte da luta que assumimos e queremos sua ajuda pra levar pra frente! =D

    Natália e Sergio,
    Obrigado por participarem do blog e pelas dicas dadas. Já estamos em contato e espero que isso só aumente!

    Abraços,

    Luiz Piovesana
    http://saiadolugar.blogspot.com

    ResponderExcluir