quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Pessoas: como contratar e demitir

Não importa qual o setor de sua empresa, em qualquer lugar você trabalhará com pessoas. O que não é somente liderá-las ou trabalhar junto, mas também admití-las e demití-las.

Aqui vão algumas dicas sobre como lidar com essas duas partes críticas:

Sócios
  • Encontre suas almas gêmeas. Ninguém vai mudar o mundo sozinho. Talvez uns tenham mais reconhecimento que outros, mas sempre é necessário um bom time para fazer uma empresa crescer. Antes 20% de uma torta de 20 ton, a uma tortinha inteira de 400 g.
  • Mantenha diálogo totalmente franco. Pode chegar o dia em que você ou um de seus sócios não corresponda às responsabilidades de um alto cargo. Se isso acontecer, tenha coragem para falar (ou humildade para assumir) o fato e transfira-o para uma posição mais baixa na empresa - nem todos os fundadores nasceram pra ser diretores. Isso pode evitar não só o descontentamento da própria pessoa, como um mau exemplo para os empregados.

Empregados
  • Contrate pessoas melhores que você. Se você tem medo de fazer isso é porque você é maníaco por poder ou você é medroso. Isso não só te atrapalhará, como vai fazer com que a sua empresa vá pro buraco, já que essa "pessoa pior" também vai contratar um pior que ela. Agora, imagine isso numa continuação sem fim... Não permita isso, evite uma avalanche de imbecis na sua empresa.
  • Contrate pessoas 'infectadas'. Ter paixão e entusiasmo verdadeiros pelo o que a empresa faz e acreditar que isso mudará o mundo são pontos essenciais para contratação. Ignore o irrelevante: experiência, faculdade ou boas qualidades não garantem o sucesso de ninguém em lugar nenhum. Por exemplo: alguém super-mega-hiper-qualificado, mas não apaixonado, pode facilmente virar o cara que enrola durante as horas de trabalho e às 17h59 já está prontíssimo para ir embora. Acredite, você não precisa desse tipo de pessoa.
  • Como demitir:


  1. Maus resultados do empregado - Primeiro cheque novamente as avaliações. Converse com a pessoa e, junto com ela, entenda o porquê dos resultados. Dê uma nova chance - não sei você, mas eu já vi pessoas melhorando. Caso isso se repita, tome coragem e faça você mesmo a demissão, garantindo um discurso direto e franco.
  2. Queda nas vendas/Crise/Desastre natural - Após ter tomado a decisão de demissões para corte de custos, não espere o boato se espalhar ou, muito pior, não faça isso gradativamente. Arranque o band-aid, faça de uma vez! Além disso, converse pessoalmente com os demais empregados, garantindo suas permanências e confirmando sua confiança no trabalho deles. Não há nada pior do que trabalhar num ambiente de incertezas ou contar com pessoas desconfiadas.

Por fim, trabalhe com pessoas que você goste - não insista na pessoa que você encontra na rua e finge que não viu. Você que tem sua empresa com certeza a leva com muita alegria e carinho. Não desperdice isso trabalhando com pessoas que você não gosta - a vida é curta demais para isso.

Abraços,
Luiz Piovesana (precavido a avalanches de imbecis)

Texto baseado em:
- The art of recruiting
- The art of firing
Ambos por Guy Kawasaki.


Postado em: www.saiadolugar.com.br

2 comentários:

  1. Luiz, concordo com seus comentários, mas gostaria de acrescentar algo a mais ao campo "sócio". Creio que tão importante quanto os 2 tópicos mencionados, existe a confiança entre os sócios. "Encontrar sua alma gêmea" e "manter o diálogo totalmente franco" não impede que num determinado momento um sócio possa desconfiar do outro. Quando as pessoas têm uma paixão verdadeira pela empresa, isso pode se tornar numa relação passional e levada pela emoção. Daí pra achar que sua "paixão" é maior do que o do outro é um pulo (muito perigoso por sinal). Enfrentei isso na minha própria empresa e o resultado foi minha saída da sociedade. Houve outros motivos, obviamente, pela qual resolvi vender minha participação societária, mas a relação de confiança entre os sócios foi fator fundamental pra minha decisão. Abraços e continuem no caminho que vcs estão seguindo.

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  2. Fala Luiz!

    Muito bom seu post. Fui apresentado para a área de Gestão de Pessoas há 3 anos, quando entrei no MEJ e, a partir do momento que comecei a aprender sobre esta fascinante área, percebo o quanto ela é vital dentro de uma empresa e também na vida pessoal.

    Gostaria de parabenizar a iniciativa sua e de Millor. Sucesso!

    Grande abraço.

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