Provavelmente vocês devem imaginar que aqui eu falo sobre os passos para fazer um plano de negócios. Certo?
Errado. As perguntas abaixo ajudarão você a estruturar minimamente sua ideia e a sair do lugar sem escrever um documento formal.
Nota: uso "coisa" ao invés de produto/serviço.
1-Sua ideia causa um impacto positivo? Para merecer o dinheiro do seu cliente, você deve fazer a vida dele melhor. Ninguém vai te pagar simplesmente porque você é "engraçadinho", a não ser que você seja comediante.
2-Sua empresa tem um mantra? Não gaste tempo fazendo uma missão longa, chata e inútil, faça um mantra pra sua empresa: uma frase curta que estabelece o que ela faz. Exemplo Empreendemia: "empreendedorismo sem enrolação". (Saia do Lugar escreveu mais sobre mantra aqui)
3-Você já saiu do lugar? Planejar é muito importante, mas se você não tentar fazer a bola rolar, você nunca saberá se ela rola ou não. Faça testes, coloque sua "coisa" na praça e adquira feedbacks. Como diria nosso mestre Guy, "no começo: don't worry, be crappy".
4-Você tem um modelo de negócios? Saber como sua ideia vira dinheiro é essencial, por mais espetacular que ela seja, ela também precisa ser sustentável. Seja simples e específico. (Saia do Lugar explica como fazer um aqui)
6-Você já tem um nicho de mercado? Saiba quem é teu cliente. Depois disso, vá conversar com ele e veja se ele realmente precisa da sua "coisa" e quanto pagaria por ela.
7-Você tem uma apresentação com 10 slides que gaste menos de 20 minutos? Um bom empreendedor apresenta sua ideia para todos (amigo, investidor, possível sócio, empregado etc.). Não gaste o tempo dos outros falando: seja conciso e gaste o resto ouvindo.
8-Você está disposto a contratar pessoas "imperfeitas", mas apaixonadas pelo sua "coisa", e pessoas melhores que você? Ignore o irrelevante e evite uma avalanche de imbecis - leia mais dois posts abaixo "Pessoas: como contratar e demitir".
9-Sua coisa é fácil de ser entendida e usada? Ser simples e rápido faz com que você receba rápidos feedbacks. Além disso, não entre em pânico porque sua "coisa" é vendida para um fim não previsto, simplesmente continue vendendo e não reclame (saber o porquê pode ajudar).
10-Os imbecis estão te desanimando? Muitos têm medo de empreender ou mesmo não conseguem e falarão que você é igual. Não desanime, confie nos seus passos e siga em frente.
11-Você está disposto a fazer o que é certo? Riscos de multas, prisão ou mesmo a consciência pesada não compensam fazer coisas de forma errada/ilegal. Empreendedores têm caráter e se importam em fazer o que é certo - fazemos parte da sociedade, devemos contribuir para ela.
É isso.
Em próximos posts explicaremos mais a fundo alguns dos pontos citados aqui, como a apresentação de 10 slides, diminuição de barreiras para adoção de serviço/produto e outros.
Abraços,
Luiz Piovesana (a favor das perguntas certas)
Errado. As perguntas abaixo ajudarão você a estruturar minimamente sua ideia e a sair do lugar sem escrever um documento formal.
Nota: uso "coisa" ao invés de produto/serviço.
1-Sua ideia causa um impacto positivo? Para merecer o dinheiro do seu cliente, você deve fazer a vida dele melhor. Ninguém vai te pagar simplesmente porque você é "engraçadinho", a não ser que você seja comediante.
2-Sua empresa tem um mantra? Não gaste tempo fazendo uma missão longa, chata e inútil, faça um mantra pra sua empresa: uma frase curta que estabelece o que ela faz. Exemplo Empreendemia: "empreendedorismo sem enrolação". (Saia do Lugar escreveu mais sobre mantra aqui)
3-Você já saiu do lugar? Planejar é muito importante, mas se você não tentar fazer a bola rolar, você nunca saberá se ela rola ou não. Faça testes, coloque sua "coisa" na praça e adquira feedbacks. Como diria nosso mestre Guy, "no começo: don't worry, be crappy".
4-Você tem um modelo de negócios? Saber como sua ideia vira dinheiro é essencial, por mais espetacular que ela seja, ela também precisa ser sustentável. Seja simples e específico. (Saia do Lugar explica como fazer um aqui)
4.1-Já sabe como ganhar dinheiro enquanto sua "coisa" não gera receitas? Lidar com produtos normalmente requer mais capital - para adquirir fundos pra financiar isso, preste um serviço ligado à área (empreendedor alça-de-bota) e, com isso, aumente seus contatos na áre.5-Você tem uma lista com marcos, tarefas e premissas? Abrir uma empresa não é só difícil conceitualmente, mas na prática também. Uma lista com esses 3 pontos visando o curto prazo te ajudará a manter tudo na cabeça e analisar o andamento da abertura do seu negócio (aprenda sobre ela aqui).
6-Você já tem um nicho de mercado? Saiba quem é teu cliente. Depois disso, vá conversar com ele e veja se ele realmente precisa da sua "coisa" e quanto pagaria por ela.
7-Você tem uma apresentação com 10 slides que gaste menos de 20 minutos? Um bom empreendedor apresenta sua ideia para todos (amigo, investidor, possível sócio, empregado etc.). Não gaste o tempo dos outros falando: seja conciso e gaste o resto ouvindo.
8-Você está disposto a contratar pessoas "imperfeitas", mas apaixonadas pelo sua "coisa", e pessoas melhores que você? Ignore o irrelevante e evite uma avalanche de imbecis - leia mais dois posts abaixo "Pessoas: como contratar e demitir".
9-Sua coisa é fácil de ser entendida e usada? Ser simples e rápido faz com que você receba rápidos feedbacks. Além disso, não entre em pânico porque sua "coisa" é vendida para um fim não previsto, simplesmente continue vendendo e não reclame (saber o porquê pode ajudar).
10-Os imbecis estão te desanimando? Muitos têm medo de empreender ou mesmo não conseguem e falarão que você é igual. Não desanime, confie nos seus passos e siga em frente.
11-Você está disposto a fazer o que é certo? Riscos de multas, prisão ou mesmo a consciência pesada não compensam fazer coisas de forma errada/ilegal. Empreendedores têm caráter e se importam em fazer o que é certo - fazemos parte da sociedade, devemos contribuir para ela.
É isso.
Em próximos posts explicaremos mais a fundo alguns dos pontos citados aqui, como a apresentação de 10 slides, diminuição de barreiras para adoção de serviço/produto e outros.
Abraços,
Luiz Piovesana (a favor das perguntas certas)
Postado em: www.saiadolugar.com.br
Luiz:
ResponderExcluirEstas tuas perguntas ( certíssimas claro...) produzem um efeito fantástico em quem tem buscado trabalhar as questões de empreendedorismo dentro de seu pp negócio. Isso eu chamaria de fazer a pessoa colocar os "pés no chão" e correr, saindo da teoria. Dicas valiosas, perguntas em forma de roteiro, colocações francas que incitam a vontade de realizar. Valeu!
Débora