quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

As 11 perguntas para responder antes de começar

Provavelmente vocês devem imaginar que aqui eu falo sobre os passos para fazer um plano de negócios. Certo?
Errado. As perguntas abaixo ajudarão você a estruturar minimamente sua ideia e a sair do lugar sem escrever um documento formal.
Nota: uso "coisa" ao invés de produto/serviço.

1-Sua ideia causa um impacto positivo? Para merecer o dinheiro do seu cliente, você deve fazer a vida dele melhor. Ninguém vai te pagar simplesmente porque você é "engraçadinho", a não ser que você seja comediante.

2-Sua empresa tem um mantra? Não gaste tempo fazendo uma missão longa, chata e inútil, faça um mantra pra sua empresa: uma frase curta que estabelece o que ela faz. Exemplo Empreendemia: "empreendedorismo sem enrolação". (Saia do Lugar escreveu mais sobre mantra aqui)

3-Você já saiu do lugar? Planejar é muito importante, mas se você não tentar fazer a bola rolar, você nunca saberá se ela rola ou não. Faça testes, coloque sua "coisa" na praça e adquira feedbacks. Como diria nosso mestre Guy, "no começo: don't worry, be crappy".

4-Você tem um modelo de negócios? Saber como sua ideia vira dinheiro é essencial, por mais espetacular que ela seja, ela também precisa ser sustentável. Seja simples e específico. (Saia do Lugar explica como fazer um aqui)
4.1-Já sabe como ganhar dinheiro enquanto sua "coisa" não gera receitas? Lidar com produtos normalmente requer mais capital - para adquirir fundos pra financiar isso, preste um serviço ligado à área (empreendedor alça-de-bota) e, com isso, aumente seus contatos na áre.
5-Você tem uma lista com marcos, tarefas e premissas? Abrir uma empresa não é só difícil conceitualmente, mas na prática também. Uma lista com esses 3 pontos visando o curto prazo te ajudará a manter tudo na cabeça e analisar o andamento da abertura do seu negócio (aprenda sobre ela aqui).

6-Você já tem um nicho de mercado? Saiba quem é teu cliente. Depois disso, vá conversar com ele e veja se ele realmente precisa da sua "coisa" e quanto pagaria por ela.

7-Você tem uma apresentação com 10 slides que gaste menos de 20 minutos? Um bom empreendedor apresenta sua ideia para todos (amigo, investidor, possível sócio, empregado etc.). Não gaste o tempo dos outros falando: seja conciso e gaste o resto ouvindo.

8-Você está disposto a contratar pessoas "imperfeitas", mas apaixonadas pelo sua "coisa", e pessoas melhores que você? Ignore o irrelevante e evite uma avalanche de imbecis - leia mais dois posts abaixo "Pessoas: como contratar e demitir".

9-Sua coisa é fácil de ser entendida e usada? Ser simples e rápido faz com que você receba rápidos feedbacks. Além disso, não entre em pânico porque sua "coisa" é vendida para um fim não previsto, simplesmente continue vendendo e não reclame (saber o porquê pode ajudar).

10-Os imbecis estão te desanimando? Muitos têm medo de empreender ou mesmo não conseguem e falarão que você é igual. Não desanime, confie nos seus passos e siga em frente.

11-Você está disposto a fazer o que é certo? Riscos de multas, prisão ou mesmo a consciência pesada não compensam fazer coisas de forma errada/ilegal. Empreendedores têm caráter e se importam em fazer o que é certo - fazemos parte da sociedade, devemos contribuir para ela.

É isso.
Em próximos posts explicaremos mais a fundo alguns dos pontos citados aqui, como a apresentação de 10 slides, diminuição de barreiras para adoção de serviço/produto e outros.

Abraços,
Luiz Piovesana (a favor das perguntas certas)



Postado em: www.saiadolugar.com.br

Um comentário:

  1. Luiz:

    Estas tuas perguntas ( certíssimas claro...) produzem um efeito fantástico em quem tem buscado trabalhar as questões de empreendedorismo dentro de seu pp negócio. Isso eu chamaria de fazer a pessoa colocar os "pés no chão" e correr, saindo da teoria. Dicas valiosas, perguntas em forma de roteiro, colocações francas que incitam a vontade de realizar. Valeu!
    Débora

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