segunda-feira, 2 de março de 2009

A Missão Empresarial e sua enrolação intrínseca

Acho que a maioria de nós conhece ou pelo menos já se deparou com o conceito de Missão Empresarial, certo? Bom, aqui vão alguns exemplos: Nestlé, Eaton e Petrobrás.

São textos bonitos, não são? Mas qual a utilidade deles? Eles realmente fazem tanta diferença? Vale a pena uma empresa investir milhares de reais para que sua diretoria e gerência passem um fim de semana inteiro no meio do mato (ou na praia - varia bastante) pra construi-los? Junte às vezes um moderador que não conhece sua indústria e pronto: a empresa acabou de gastar um monte de dinheiro em algo nada único e que não faz diferença.

Meu ponto aqui não é criticar essas missões diretamente (muito menos as empresas), mas sim mostrar que um empreendedor não deve se preocupar ou, muito menos, gastar dinheiro com o desenvolvimento de uma missão. Uma MPE ou uma startup não precisa disso.

Ok, mas a definição do que a empresa faz é extremamente necessária: ninguém pode trabalhar no escuro ou sem objetividade. Pra isso, sugerimos a criação de um Mantra. Um mantra tem 3 ou 4 palavras que resumem o que sua empresa faz (ao contrário de uma missão, que tem 50 palavras, puxa o saco de todos os possíveis colaboradores e pode até salvar o mundo das cáries e os pandas da extinção... Mas no fim, ninguém consegue lembrar).

Alguns possíveis exemplos de mantras:
  • Nestlé: Good Food, Good Life (boa alimentação, boa vida) - já usado por eles, mas talvez só como slogan.
  • Petrobras: Energia Brasileira (será que eles não querem comprar essa ideia?).
  • Spoleto: Satisfação em servir felicidade (um dos únicos a colocar um mantra como missão). Lindo isso, né?

Incentive o empreendedorismo sem enrolação, faça um mantra para sua empresa.

Abraços,
Luiz Piovesana (pelo fim das declarações inúteis de Missão)

Postado em:www.saiadolugar.com.br

2 comentários:

  1. Gostaria aqui só de colocar mais um ótimo exemplo de Missão (em formato de mantra!):

    Massas De: Alimentar com qualidade (http://massasde.com.br/inst-quemsomos.html) - indústria de massas caseiras de Valinhos.

    Parabéns!

    Abraços,
    Luiz Piovesana

    ResponderExcluir
  2. Olá Luiz:

    Gostei muito da idéia de missão da empresa em forma de mantra. Os mestres da antiguidade ofereciam um mantra específico ao discípulo e este só deixaria de usá-lo repetidamente quando a lição contida naquelas palavras fosse aprendida. Taí uma ótima analogia a ser empregada. Chega de blá blá blá desnecessário, com certeza os colaboradores agradecerão.
    Vou usar!

    Débora ( por uma consciência quântica nas empresas)

    ResponderExcluir