segunda-feira, 30 de março de 2009

1- Causar impacto positivo; 2- Ganhar dinheiro

Como algumas empresas conseguiram alcançar o sucesso e faturar tanto dinheiro? Muitos falam "isso é porque eles miraram o lucro desde o começo e se estruturaram com essa base para crescer".
Verdade? Não posso afirmar que não tenha seus casos, mas não é o que acontece com a grande maioria das empresas bem sucedidas: o dinheiro é consequência, que vem a partir de se causar um impacto positivo no mundo.

Mirar o lucro não é o problema, isso na verdade só mostra que o empreendedor quer fazer seu negócio andar direito, tem ambição e/ou quer ver retorno sobre seu esforço investido.
O problema é pensar como seu negócio dará esse lucro antes de pensar como seu produto/serviço deixará seu cliente feliz e satisfeito - seja corrigindo algo que esteja errado ou aumentando sua qualidade de vida, causar um impacto positivo no mundo traz con$equências.
Conhece a história do ovo e da galinha? Aqui é a mesma discussão, mas com uma resposta exata.

Alguns podem até retrucar: mas investidores, credores e outros vão engolir seu papo de querer mudar o mundo? Pra isso temos duas dicas:
  1. Mostre em números que sua ideia impactante trará resultados.
  2. Caso você não consiga provar isso em números* e o investidor não acreditar que sua ideia mudará o mundo (supondo que você acredita nisso e que o investidor é um imbecil, o que muitas vezes é verdade), você fica com três opções: tentar fazer com o mínimo possível de gastos (leia mais em empreendedor alça-de-bota), procurar outro investidor ou fundar uma ONG.
*Lembre-se que se seu negócio estiver num estágio muito inicial é normal você não conseguir projeções financeiras minimamente seguras, então nesse caso simplesmente saia do lugar e faça seu negócio andar até ser possível uma análise mais profunda.

Abraços,
Luiz Piovesana (pela ordem lógica das coisas: primeiro o 1, depois o 2, depois o 3...)


Postado em: www.saiadolugar.com.br

Um comentário:

  1. Será que consegui causar um impacto positivo?
    Será q a minha empresa vai dar um valuation positivo em um curto prazo?
    Ao contrário do que você esperava eu cumpri minha promessa e estou aqui prestigiando seu blog!

    Bjos Alessandra

    ResponderExcluir