terça-feira, 21 de abril de 2009

A importância da estratégia e do planejamento

Passei a última semana em Salvador e conversei com algumas pessoas tentando sentir o "clima de negócios" de lá. Uma coisa que ouvi muitas vezes foi: "Ah, aqui o mercado ainda é muito imaturo. Ninguém pensa muito em estratégia não.".

Isso me fez pensar em 2 coisas. Uma é que não é só em Salvador, mas em qualquer lugar se ouve falar sobre falta de pensamento estratégico. Outra é que as pessoas geralmente enxergam a falta de estratégia, mas raramente atuam nela.

Acho no final das contas, todos sabem que estratégia e planejamento são importantes, mas a maioria das pessoas simplesmente tem preguiça/medo de pensar nisso.

Sem dúvidas é mais cômodo trabalhar conforme as coisas aparecem, sem ter que fazer apostas sobre tendências incertas. Sempre tentamos não ter que responder perguntas como "E mais pra frente, qual é o objetivo que você pretende alcançar?", "Quantos recursos serão necessários para fazer isso que você está falando?", "Qual o prazo para avaliar se o plano deu certo?", etc.
O problema é que se essas perguntas não forem respondidas por você caro empreendedor, elas não serão respondidas por ninguém.

Por mais clichê que possa parecer, pra quem não sabe o que quer, qualquer caminho vai ser errado. Como falei no ponto 4 do texto sobre Os mitos sobre o plano de negócios, você não pode ter medo de dizer aonde quer chegar! Lógico que não se pode ter certeza absoluta se um produto vai dar certo, se os seus empregados conseguem entregar com qualidade um serviço ou se um investidor te dará dinheiro, mas essas dúvidas tem que ser minimizadas e não ignoradas.

Não tenha medo de se arriscar, tenha metas e planos de ação definidos. Caso você erre, faz parte do processo, aprenda e siga em frente. É melhor mirar muito alto e errar do que mirar o vazio e acertar.

Abraços!
Millor Machado (a favor de pessoas que respondem perguntas difíceis)


Postado em: www.saiadolugar.com.br

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