segunda-feira, 6 de abril de 2009

Definição de preço, como fazer

Definir o preço de seu produto ou serviço nunca é uma tarefa fácil. Por mais óbvio que seja, nem sempre o empreendedor se lembra que o preço ideal é aquele que o cliente está disposto a pagar.

3 passos para ter uma noção inicial do preço
  1. Ver o quanto é cobrado por produtos/serviços concorrentes ou similares: Mesmo em produtos inovadores, sempre será satisfeita uma necessidade existente. Por exemplo, o celular revolucionou a telefonia, mas desde o começo da humanidade as pessoas tinham a necessidade de se comunicar com as outras. Descubra o quanto as pessoas pagam para satisfazer essa necessidade e tenha uma primeira noção do seu possível preço.
  2. Analisar o custo de produção: Lucro = Receita - Custo. Sabendo o custo, você saberá o quanto precisará cobrar para ter lucro.
  3. Descobrir o quanto o cliente está disposto a pagar: Esse é disparado o ponto mais importante, porém mais difícil. Você pode descobrir o quanto o cliente pagará de 2 formas: perguntar diretamente ao cliente ou tentar vender com certo preço e ver a reação das pessoas.
Lembramos que não existe, nem nunca existirá, uma fórmula mágica que te dirá o preço ideal pois existem muitos fatores psicológicos que influenciarão o valor visto pelo cliente. Um exemplo é o mercado de roupas. Quantas roupas "de marca" são caríssimas por causa da etiqueta, ao invés da qualidade da roupa?
Os 3 passos servem para ter uma noção básica. Sempre acompanhe a reação das pessoas à variação de preços e colha o máximo possível de feedbacks de seus clientes, eles te dirão como alcançar o melhor preço.

O próximo post será sobre estratégias de vendas, o que influencia bastante o preço que poderá ser cobrado.

Abraços!
Millor Machado (tentando criar um produto que "Não tem preço")

Postado em: www.saiadolugar.com.br

Um comentário:

  1. Olá Millor,

    Post muito legal! Este terceiro ponto é teoricamente discutido como Elasticidade Preço/Demanda, que quem quiser ler algo mais a respeito pode ver em http://pt.wikipedia.org/wiki/Elasticidade_Pre%C3%A7o_da_Procura

    Até!

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