quarta-feira, 29 de abril de 2009

A Caixa: um exemplo de bom atendimento

Falamos bastante sobre bom atendimento aqui no Saia do Lugar, especialmente no post: Bom atendimento: fidelização e felicidade dos clientes.
Contarei agora uma história ocorrida recentemente que me chamou a atenção positivamente.

Na segunda-feira decidi comemorar meu aniversário em algum barzinho em Barão Geraldo, distrito de Campinas-SP. Na dúvida sobre onde ir, me recomendaram um bar novo que ainda não tinha nome, mas que é conhecido como a Caixa (sim, o bar fica dentro de uma caixa).

Chegando lá não vi nada demais, cerveja gelada por um preço bom e atendimento rápido, mas depois de certo tempo algo me chamou atenção. O dono do bar, o Alemão, veio algumas vezes à nossa mesa perguntar se estava tudo certo, pedir sugestões e trocar uma ideia em geral.

Depois de um tempo, não satisfeito em já estarmos satisfeitos, ele solta a seguinte frase: "O Alemão está bonzinho hoje, vamos fazer um sorteio e um de vocês ganhará o meu melhor sanduíche. O X-Bonzão". Como era o aniversariante, fui escolhido para comer o sanduíche (uma delícia por sinal, merece um post exclusivamente sobre seus ingredientes e sua explosão de sabores).

Maravilhas do X-Bonzão a parte, mencionarei como o Alemão seguiu os fundamentos do Marketing já mencionados no Saia do Lugar e como isso me fez um consumidor feliz (e sem fome).
  1. Alcance o nível pessoal: Pra mim ele não é mais um sanduiche, é o X-Bonzão. Agora quando penso em sanduba em Barão eu penso nele. Faça o cliente lembrar de você logo quando algum produto vier a mente dele.
  2. Prometa pouco, entregue muito: Existe algo chamado modelo de Kano que diz que entregar mais do que o cliente espera gera uma satisfação MUITO maior do que apenas o que ele espera. Fui lá esperando um bar normal, mas senti que minha opinião era importante pro dono do bar, ganhei um sanduiche de graça e o atendimento foi muito mais rápido do que eu esperava. Nem preciso dizer o quanto fiquei feliz.
  3. Promova test-drives em um produto novo: Dar sanduiches gratuitos é uma forma de promoção muito boa para fazê-lo famoso. Vai que algum dos clientes tem um blog e decide escrever sobre o produto?
  4. Peça mais clientes aos seus clientes: Enquanto eu tinha aquela maravilhosa experiência gustativa, ele me pediu para descrever aos meus amigos o quão bonzão era o X-Bonzão. Obviamente confirmei que ele merecia o nome e o recomendei às pessoas da mesa.
  5. Serviço ao cliente é o rei: O bar não tem nem nome, quanto mais material publicitário. Em compensação ele está indo muito bem e tem movimento todos os dias da semana. Será que isso é coincidência?
Fica aí o caso de sucesso do Alemão. Quem quiser um bom ambiente para beber e comer em Barão, procure pela Caixa, perto da rotatória da Unicamp da av. 1.

E você, que tem feito para surpreender seu cliente?

P.S.: Reparou que eu não mencionei preço em nenhum momento? Não tenho a mínima ideia de quanto custa o X-Bonzão, mas tenho certeza que o pedirei todas as vezes que for na Caixa, mesmo que seja bem mais caro que os outros sanduiches.

Abraços,
Millor Machado (por um mundo em que os clientes são surpreendidos)

Postado em www.saiadolugar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário