3 passos para ter uma noção inicial do preço
- Ver o quanto é cobrado por produtos/serviços concorrentes ou similares: Mesmo em produtos inovadores, sempre será satisfeita uma necessidade existente. Por exemplo, o celular revolucionou a telefonia, mas desde o começo da humanidade as pessoas tinham a necessidade de se comunicar com as outras. Descubra o quanto as pessoas pagam para satisfazer essa necessidade e tenha uma primeira noção do seu possível preço.
- Analisar o custo de produção: Lucro = Receita - Custo. Sabendo o custo, você saberá o quanto precisará cobrar para ter lucro.
- Descobrir o quanto o cliente está disposto a pagar: Esse é disparado o ponto mais importante, porém mais difícil. Você pode descobrir o quanto o cliente pagará de 2 formas: perguntar diretamente ao cliente ou tentar vender com certo preço e ver a reação das pessoas.
Os 3 passos servem para ter uma noção básica. Sempre acompanhe a reação das pessoas à variação de preços e colha o máximo possível de feedbacks de seus clientes, eles te dirão como alcançar o melhor preço.
O próximo post será sobre estratégias de vendas, o que influencia bastante o preço que poderá ser cobrado.
Abraços!
Millor Machado (tentando criar um produto que "Não tem preço")
Postado em: www.saiadolugar.com.br
Olá Millor,
ResponderExcluirPost muito legal! Este terceiro ponto é teoricamente discutido como Elasticidade Preço/Demanda, que quem quiser ler algo mais a respeito pode ver em http://pt.wikipedia.org/wiki/Elasticidade_Pre%C3%A7o_da_Procura
Até!