terça-feira, 12 de maio de 2009

Dica diária ao empreendedor 47: Não esqueça dos seus custos

A dica de hoje foi mandada por Collis Ta'eed através do Netsetter. Collis viaja ao redor do mundo e mora em diferentes países, mais recentemente em Hong Kong, atualmente na Austrália e próximo será Canadá. Ele trabalha com Design e Web.

Sempre que entro num restaurante e vejo os preços no cardápio, quase sempre eu penso algo como "os pepinos custam 1 dólar, os tomates custam 2, a salada custa 20... esses caras estão enfiando a faca!". É claro que qualquer um que já tenha trabalhado no ramo de restaurantes vai te falar que é um dos mais difíceis por aí. Existem muitos custos escondidos, que são esquecidos na minha infinita sabedoria, como propaganda, aluguel, RH, seguro, material desperdiçado, materiais diferentes de comida como o próprio menu que estou segurando e por aí vai.

Pode ser um premissa fatal assumir que seus custos podem ser levantados em apenas alguns minutos de brainstorming. Essa é uma das razões pelas quais é muito útil escrever um Plano de Negócios, porque ele te força a pensar cuidadosamente sobre diferentes partes do seu negócio. Mesmo assim, para os empreendedores de primeira viagem talvez seja legal criar uma margem de segurança para custos que você não imaginaria até começar o negócio de fato.

Postado em: www.saiadolugar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário